Evento em 2020 será realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março, no Expominas

Foto de Thiago Almeida

A próxima edição do Festival do Japão em Minas está quase pronta. Serão três dias de muitas atrações e atividades para o público assimilar as mais belas tradições e manifestações da cultura japonesa. Para 2020, é esperado um público de mais de 25 mil pessoas. As datas escolhidas são 28 e 29 de fevereiro e 1º de março e novamente o Expominas no bairro da Gameleira, em Belo Horizonte, sediará o evento. 

O objetivo primordial do festival é apresentar a cultura japonesa para o público mineiro e ampliar os laços entre o estado de Minas Gerais e o Japão. O festival se empenha em ser o canal que une perfeitamente as tradições milenares nipônicas com as mineiras.

Na ocasião sera comemorada a Data Nacional do Japão. A partir deste ano, o dia 23 de fevereiro será considerado feriado, em virtude do aniversário do novo Imperador Naruhito, o 126º Imperador japonês que ascendeu ao trono em maio de 2019, após a abdicação de seu pai Akihito, na primeira cessão do trono nipônico em mais de 200 anos. É o início da nova Era Imperial ” REIWA” que simboliza a união de dois ideogramas que significam ordem e harmonia, uma aposta na positividade e esperança, segundo a tradição japonesa, o começo de uma nova Era é como um recomeço para os cidadãos.

Temáticas de 2020

O 9º Festival trabalhará com a temática dos leques e do Ukiyo-ê. Os tradicionais leques têm permeado a cultura japonesa ao longo de sua história e passaram a se popularizar entre a população a partir do século 16.

Como tudo no Japão, o leque também tem seu simbolismo: sua extremidade simboliza o nascimento, enquanto suas lâminas simbolizam os muitos caminhos possíveis que nos deparamos na nossa vida. Assim, serão apresentados durante o festival os dois tipos de leques japoneses, o dobrável (SENSU) e não o dobrável (UCHIWA), suas variações, estilos, cores e diferenças.

A xilogravura possui características como o refinamento e o intimismo, com a magnífica junção de delicadeza e intensidade. A gravura japonesa Ukiyo-ê é pintada a mão, uma manifestação artística autêntica do povo comum da cidade do Edo, conhecida hoje como Tóquio.

O gênero mais difundido foi a xilogravura, ou a arte de gravar em madeira, nos primeiros tempos só em preto e branco. Ao final do século XVIII, a técnica foi aperfeiçoada, possibilitando utilizar várias cores, onde o Ukiyo-ê atingiu o seu período de ouro.

Conhecida como “Japonismo”, a influência da arte Ukiyo-ê de desenhar no impressionismo francês e na Europa e no desenvolvimento de novas técnicas do realismo. Apesar de pintada a mão, suas cópias se tornaram conhecidas e amplamente valorizadas e poderão ser apreciadas pelo público do evento.

Foto de Thiago Almeida

1º Concurso de Mangá em Minas

Um dos destaques desta edição do festival é a realização do 1º Concurso de Mangá em Minas. Os três primeiros lugares receberão diplomas concedendo o título de vencedores e prêmios adicionais de kits para desenho. As obras serão expostas durante o 9º Festival do Japão em Minas e o resultado será divulgado no dia 29 de fevereiro (sábado), no próprio Expominas. 

O regulamento informa que o tema é livre e cada autor deverá inscrever-se obrigatoriamente com uma única história de texto estilo Mangá de, no mínimo, 5 (cinco) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas, no formato A4 (210 x 297 cm), com arte finalizada.

Vale destacar também que o material deve ser físico. Não vale envio eletrônico. E a história precisa ter obrigatoriamente um título. O uso de um pseudônimo será facultativo. Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros dentro do texto.

Para participar, basta preencher a ficha de inscrição completa que está no endereço: https://www.facebook.com/festivaldojapaominas, anexar as obras e enviar até o dia 17 de fevereiro de 2020 para o Escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte – Concurso de Mangá em Minas – Rua Paraíba nº 1352, sala 1301, Savassi, Belo Horizonte/MG, 30130-148. As informações complementares estão no link do facebook.

Outras atrações especiais

O 9º Festival será montado em uma estrutura de 20 mil metros quadrados, que abrigará o palco principal com inúmeras apresentações artísticas e sociais, como concursos musicais, áreas institucionais, empresariais e comerciais. Haverá também espaço dedicado a expositores de produtos artesanais e artesanatos típicos, demonstrações e degustações de lançamento de produtos para o mercado mineiro, áreas de games, artes marciais, experimentação de baseball, espaço kids, além de área de saúde e espaço da cultura pop.

O Festival também apresenta atividades tradicionais como a cerimônia do chá, ikebana, exposições de Ukiyo-ê e de leques, hinamatsuri, campeonatos de hashi e kendama, oficinas gratuitas, além da praça de alimentação.

Este evento é uma realização escritório do Cônsul Geral Honorário do Japão em Belo Horizonte, do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e da Associação de Cooperação em Cultura e Tecnologia Brasil Japão – ACCTBJ.

Foto de Thiago Almeida

Números de 2019

Este ano, a 8ª edição do Festival do Japão em Minas recebeu a presença de mais de 200 autoridades federais, estaduais, municipais, institucionais, empresários e convidados em sua solenidade de abertura. 

Outro destaque foram as homenagens prestadas aos ex-bolsistas da JICA e das corporações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que atuaram no exercício de suas funções, evidenciados nos trabalhos na tragédia de Brumadinho.

  • 20 empresas e instituições apoiadoras
  • Sorteio de 02 passagens aéreas para o Japão
  • Concurso Miss Nikkey Minas Gerais
  • Concurso de Cosplay e Moda Harajuku
  • + de 13 oficinas ministradas gratuitamente
  • + de 2.300 pessoas capacitadas
  • + de 15 apresentações na área de cultura pop oriental
  • + 1.800 ingressos disponibilizados para escolas públicas municipais
  • 6 exposições temáticas
  • + de 60 bazaristas
  • Campeonato de hashi e games
  • Áreas de alimentação
  • Espaço kids e baseball
  • + de 600 participantes no 10º Seminário Internacional de Policiamento Comunitário – sistema Koban, com a presença do Secretário Nacional de Segurança, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, além dos comandantes militares de diversos níveis do estado de Minas Gerais.

9º Festival do Japão em Minas
Data:
 28 e 29 de fevereiro e 1º de março de 2020
Local: Expominas – Belo Horizonte
www.festivaldojapaominas.com.br