Blog lançado pela turismóloga Isabella Ricci oferece material valioso para profissionais do trade

O Brasil tem grande potencial turístico e a formação de bons profissionais pode turbinar o mercado. O trade acaba de ganhar um novo portal voltado para essa área, focado especialmente para gestores do setor. O blog Isabella Ricci visa disponibilizar conteúdo de qualidade sobre planejamento, gestão e marketing do turismo de maneira inovadora, opinativa, comentada e ilustrada. O propósito é contribuir com conteúdos que possam transformar o turismo em um setor técnico. Outra aposta é movimentar o setor de maneira essencialmente sustentável: social, econômica e ambientalmente.

Foto de Luh Souza

Isabella Ricci é bacharel em Turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003, e já atuou também nas áreas de hotelaria e eventos. Ela ainda é consultora e palestrante nas áreas de Gestão do Turismo, Planejamento Estratégico e Marketing Turístico Digital. Com tudo isso, ela reúne conteúdo que quer compartilhar com o setor através dessa plataforma. Sua experiência ainda inclui a diretoria executiva da Associação dos Municípios do Circuito Turístico do Ouro por 11 anos, desenvolvendo projetos estratégicos de desenvolvimento institucional e regional do turismo, entre eles projetos de tecnologia no turismo, planejamento municipal do turismo, sensibilização de Conselhos Municipais de Turismo, Roteirização do Circuito do Ouro, Sinalização Turística Regional, entre outros. 

Com toda essa bagagem, ela agora investe no seu blog. A inspiração é toda sua vivência no turismo e no fato dela acreditar que o compartilhamento de conhecimento pode potencializar ainda mais o setor no Brasil. Ela busca disponibilizar conteúdo sobre planejamento, gestão e marketing do turismo de maneira organizada para um público que já atua no setor ou pretende atuar, mas não encontra material organizado que conecte diversas situações do mercado. Ou seja, que possibilite aos profissionais, sejam eles turismólogos ou não, entender o setor como um todo, tomare participar de decisões estratégicas, desenvolver o turismo e aumentar as receitas do setor, tanto na gestão pública como na iniciativa privada.

O foco dos conteúdos será direcionando para o Setor público, nos três níveis: municipal, estadual e federal e o setor privado, que abrange meios de hospedagem, agências, atrativos turísticos, além da Sociedade Civil organizada, como membros de Conselhos Municipais de Turismo, associações e entidades ligadas à área e até mesmo estudantes da área.

Uma das grandes vantagens dessa plataforma é a disponibilidade de alguns conteúdos completamente gratuitos. Além do blog, o público interessado no tema poderá acessar o canal no You Tube. O blog Isabella Ricci tambémproduzirá conteúdos exclusivos para assinantes.

Segundo Isabella Ricci, a forma como o conteúdo será organizado, discutido e comentado é um dos diferenciais. Através do blog serão disponibilizados e-book’s, infográficos e podcasts. “Importante frisar que o foco do meu conteúdo são as pessoas e não nas instituições. Por isso vou escrever para profissionais que atuam/pretendem atuar no setor”, destaca.

O conteúdo no blog está organizado em seis categorias:Gestão Pública do Turismo: com textos sobre políticas públicas do turismo, ferramentas de gestão, planejamento e metodologias. Outra categoria importante será voltada para a Gestão Privada, Associativismo e entre outros, com material sobre a gestão privada no turismo, interface com o setor público e terceiro setor. Há ainda conteúdos focados em pessoas que atuam no turismo, com suas vivencias e histórias que serão compartilhadas no blog. Turismo é destino e claro, esse item será sempre abordado com textos que vão contar a história de destinos reais que já acontecem, independente de terem sido planejados ou não. Também haverá os Destinos Planejados, com os que já se consolidaram e são altamente planejados. E, por fim, os Destinos Improváveis, com roteiros pouco ou nada conhecidos pelo grande público, mas que já estão se organizado para o turismo planejado.

Todo o conteúdo será voltado para o aspecto de gestão e não de promoção de destinos e o site terá novidades semanalmente. No lançamento, um dos destaques do conteúdo é o e-book gratuito para download: “12 Dicas Essenciais para um Plano Municipal de Turismo Eficiente”. Que estará disponível em breve e será anunciado nas redes sociais: Instagram (@blogdaisabellaricci), Twitter (@blogbellaricci), Linkedin (Isabella Ricci), YouTube (Canal da Isabella Ricci), Facebook (meu perfil mesmo).