Além de adaptarem suas vendas para aplicativos de delivery, lojistas lançam rifa para sortear produtos locais. Mesmo quem não for sorteado terá o valor do bilhete em crédito.

Kit Tapera para rifa
Foto de Martin da Rosa

Criadas para incentivar a convivência, a boa e velha conversa de boteco, a valorização do que é local, as lojas do 2º andar do Velho Mercado Novo foram pegas de surpresa, assim como mundo todo, pelo fechamento compulsório diante da pandemia do Covid-19.

Mas não pense que a quarentena levou os lojistas do espaço à nocaute. Navegar é preciso, como bem definiu Fernando Pessoa. E levar o barco adiante, ainda que mais lento ou com outra forma de navegar, tem sido a reação de cada um das dezenas delojistas já instalados no local.

Made in Beagá
Foto de Eduardo G.Costa

Se até o início da quarentena havia cerca de quarenta lojas abertas, funcionando de 3ª feira a domingo, quando o período de isolamento social acabar serão quase sessenta estabelecimentos prontos para receber o público assíduo do Mercado Novo.

Enquanto o comércio não pode ser aberto, muitos lojistas fazem readequações em suas lojas ou terminam de montar seu espaço de comércio, utilizando os dias de quarentena para reformas, instalação dos sistemas de água e luz, montagem de equipamentos e mobiliário, respeitando, obviamente, as recomendações de segurança à saúde dos profissionais que se revezam em turnos de trabalho, isolados, no 2º andar.

Caneca Made in Beagá
Foto de Victor Schwaner

As lojas que já estavam em pleno funcionamento até a quarentena, atraindo centenas de clientes para o local, agora levam à casa dos consumidores os produtos que tanto os cativam. Tem sido assim com as comidas confortáveis, em porções generosas, da Cozinha Tupis e da Rotisseria Central; as empadas icônicas da Moscata; os tira-gostos infalíveis do Rei da Estufa; o paiol calmante e necessário da Tabaco; os sorvetes deliciosos da Alento; as cestas de café da manhã da Copa Cozinha; as cervejas artesanais da Viela; as comidas veganas da Cozinha Cipó, entre outros. Todos eles se cadastraram no Ifood e Rappi para tornar as entregas eficientes.

Rifa para movimentar as vendas

Uma forma criativa de manter seu negócio funcionando foi encontrada pela Charcutaria Tapera. Ela promove uma rifa, com apenas 60 números disponíveis, que vai premiar 3 ganhadores.

O custo de cada bilhete é de R$50,00 e, ao final, os três sorteados receberão uma cesta contendo os seguintes produtos: 

1.       1 Kit com quatro molhos: Harissa, pesto, geléia de abacaxi e chimichurri
2.       1 carne da lata
3.       1 peça de frango defumado
4.       1 peça de queijo curado da Serra do Salitre
5.       1 peça de bacon
6.       1 peça de linguiça
7.       1 salame tradicional
8.       1 tábua de madeira exclusiva
9.       1 embornal da Tapera
10.   1 caixote decorativo

Mas os outros 57 números, não sorteados, não ficarão a ver navios! O comprador fica com o crédito no valor do bilhete para encomendar produtos da loja.

Chá com Afeto da Biboca em parceria com Papel e Tudo
Foto de acervo pessoal

Garantindo bem estar, aconchego e afeto na quarentena

Durante este período de lojas fechadas, a Biboca Casa de Chás se juntou à Papel e Tudo para promover gestos de gentileza e carinho aos seus clientes. É o projeto Chá com Afeto.

A cada sábado as duas lojas mandam entregar em casa uma cesta de delícias caseiras, como bolo, biscoitinhos amanteigados para acompanhar os muito tipos de chá comercializados pela Biboca. Mas os produtos não são entregues simplesmente, eles vão acompanhados de cartõescheios de palavras de ânimo e frases carinhosas para motivar as pessoas a permanecerem em isolamento social.

Para o Dia das Mães as duas lojas montaram kits chamados Aconchego pra Mãe e Vovó. Eles são compostos pelo chá de nome Aconchego, mais infusor e mais um cartão personalizado da Papel e Tudo. Um presentinho carinhoso, entregue diretamente às mães em seu dia.

Pacotes de serviços pagos adiantado

A Barbearia Olegário, que não pode entregar serviços, lançou dois pacotes com vendas adiantadas. O cliente poderá ser atendido, na loja, assim que o comércio for reaberto.

Um pacote incluiseis serviços de cabelo e barba, mas o cliente só pagará por cinco deles. O outro pacote dá opção de serviços de cabelo ou de barba. Da mesma forma o cliente pagará por cinco serviços e terá direito a seis.

Nos dois pacotes os preços são parcelados em três vezes sem juros.

Vendas pela Internet e via Whats App

Algumas lojas, cujos produtos não são de alimentação, continuam atendendo seus clientes via Instagram e pelo Whatsapp.

É o caso da recém-inaugurada Moon Ótica, que tem feito suas vendas via site próprio, Instagram e usa o sistema “ prove em casa”, no qual o cliente pede os modelos de óculos que mais gostar, recebe as peças em casa, experimenta e devolve aquelas que não lhe servirem.

Confira a lista de lojas do Velho Mercado Novo com vendas online

·       Adoleta, Fábrica de Chocolates – venda de nibs, casca e pó de cacaupelo whatsapp ou Instagram

·       Barbearia Olegário: venda de pacotes de serviços pelo Instagram

·       Belle Époque –  vendas on-line

·       Corda –  venda online em site próprio e nas redes sociais

·       Espaço Coolringa -vendas pelo site próprio

·       Estúdio Veste–venda pelo Instagram e Whatsapp

·       Gira – vendas on-line (winezap)

·       Guarapari – vendas pelo Instagram

·       Inventário – vendas pelo Instagram

·       Made in Beagá– Vendas online pelo site próprio

·       Mandaçaia – vendas por site próprio e redes sociais

·       Moon Ótica –vendas pelo site próprio e Instagram

·       O Andarilho – venda de garrafas de licores pelo Instagram

·       Panoletos – vendas online e instagram

·       Papel e Tudo– vendas online e Instagram, além de delivery programado em parceria com a Biboca

·       Polvilho Edições – venda online pelo site próprio com entrega pelos Correios e também pelo Instagram para entregas em Belo Horizonte

·       Quinquilharia – vendas pelo Instagram

·       Vitral Ate. liê – vendas pelo Instagram

Decisão de parar as atividades foi tomada antes do decreto da PBH

Mesmo antes do decreto da prefeitura de Belo Horizonte determinando o fechamento do comércio na capital mineira, as lojas do 2º andar do Velho Mercado Novo já haviam cerrado as portas em proteção aos clientes assíduos do espaço.

A decisão de fechar as lojas partiu dos lojistas que, de forma coletiva, decidiram pela quarentena em nome da saúde das pessoas.

Ainda que a força do novo espaço esteja no contato social entre as diferentes tribos que frequentam os corredores do Mercado Novo, em tempos de pandemia foi preciso adaptar-se e transformar o que poderia ser considerado negativo em aprendizado. E é assim que os lojistas do 2º andar têm encarado a longa espera pela reabertura de suas casas.

“ Eu acredito em nós, acredito no Mercado. Vamos voltar melhores e este ano ainda! Posso vender pouco agora, mas não desanimo jamais… tudo vai passar”, ressalta Fernanda de Lazari da Cozinha Vó Anna

A positividade também é a crença de Ana Amorim, cuja loja Painço Pães nem chegou a ser inaugurada. Devido à quarentena, ela precisou adiar o começo de seu negócio e agora entrega os produtos na casa de seus futuros clientes presenciais. Ana lembra que apesar de não ser fácil, é preciso retomar as coisas acreditando que vai dar certo: “ Recomeçar é preciso. E recomeços nunca são fáceis. Mas acredito demais no pensar positivo, na força da palavra.”

Todas as lojas estão se preparando para o retorno, seja readequando seu espaço, seja modificando a forma de comercializar seus produtos – levando-os até à casa de seu cliente, seja criando promoções, rifas, clubes de troca e incrementando as redes sociais do Mercado Novo.

Sustentabilidade, valorização do pequeno produtor e da produção local, consumo consciente, coletividade são os conceitos que, desde o início da reocupação do segundo andar do Mercado Novo, em 2018, norteiam o trabalho de quem se candidata a abrir um negócio ali.

São justamente esses conceitos as lições que devem permanecer ao final desta crise planetária, que é muito maior do que qualquer Economia. A forma de conviver será outra. A forma de consumir será diferente. O olhar sobre os recursos naturais e o meio-ambiente será mais cuidadoso. Portanto o cliente do Velho Mercado Novo continuará encontrando no espaço todos esses diferenciais, que o distinguiam antes da pandemia e que voltará reforçado ao final da quarentena.“ Vamos voltar fortalecidos!!!”,acredita Fabiana Antunes, da Papel e Tudo.

Confira as lojas do Velho Mercado Novo que estão operando em delivery

·       Alento Sorvetes – delivery próprio e via app Rappi

·       Biboca Casa de Chá – delivery programado em parceria com a Papel e Tudo e via app Ifood

·       Borandá Pastelaria-atende por encomendas e delivery próprio

·       Carimbó Açaí e Bebidas do Norte – delivery via app Rappi e Ifood

·       Charcutaria Tapera – delivery próprio e por appIfood e Rappi

·       Copa Cozinha – entregas programadas aos sábados e domingos

·       Cozinha Cipó -atende por encomenda e delivery próprio

·       Cozinha da Vó Anna –  delivery próprio

·       Cozinha Tupis – delivery via app Ifood

·       Distribuidora Goytacazes– venda de cervejas Viela em latas por delivery próprio

·       Massa Mercado – venda de congelados com delivery próprio

·       MoscataEmpadas e Empadão–  venda pelo Whatsapp e delivery via app Ifood

·       OdeonBebidas a Granel– delivery próprio

·       Ortiz Sucos– delivery via app Ifood

·       Painço Pães – delivery próprio

·       Tabaco –  delivery próprio

·       Rei da  Estufa– delivery via app Ifood e Uber Eats

·       Rotisseria Central – delivery de terça a domingo via app Rappi e Ifood

Contatos:

Ana Amorim ( Painço Pães) –(31)98738409
Betânia ( Moscata Empadas) – (31)99722-1466
Fernanda de Lazari ( Cozinha Vó Anna) – (31)988261341
Luiza Bernardes ( Biboca Casa de Chá)–(31)995398956
Pablo Maia ( Carimbó Açaí) –(31) 991860714