A temática voltada para a inovação e a criatividade, com foco nas estratégias digitais em tempos de pandemia

2020. Um ano especial. E claro, um dos mais afetados por todos os desdobramentos da pandemia é o setor de eventos. E a Minas Eventos X-perience vai abordar todos os desafios do trade de eventos em uma semana de ações virtuais. Entre os dias 1º e 5 de setembro serão realizadas seis palestras online com especialistas na área e temática voltada para a inovação e a criatividade, com foco nas estratégias digitais em tempos de pandemia, fortalecendo a promoção de eventos virtuais da cidade.

A Minas Eventos X-perience foi concebida para fortalecer o mercado da área de economia criativa em especial a de eventos. Desde 2013, o encontro reúne gestores, empresários, fornecedores, representantes do Governo e todos os envolvidos na cadeia produtiva de eventos para troca de experiências e negócios voltados para eventos na área de artes, comunicação, turismo e business, com foco em capacitação, networking e parcerias públicas, privadas e do terceiro setor. Além de Belo Horizonte ser a sede do evento desde a primeira edição, o evento é um espaço para que os cases de sucesso sejam apresentados ao mesmo tempo em que discute ações para a constante melhoria dos atributos associados ao turismo de eventos.

O evento possui o seu conceito focado em uma programação plural e transversal para contribuir com novas articulações de conteúdo para o sucesso da pessoa ou negócio na área de eventos. A programação do evento se concentrará em convidados de Belo Horizonte como forma de divulgar o potencial que nossa capital possui nessa área. Os temas e palestrantes dessa edição são: Aluisio Mourão (HBA Tecnologia) – Tema: Plataformas de Eventos Virtuais; Alexa Carvalho (ETC e Tal/ AMPRO) – Tema: Capacitação e Reinvenção – o que veio para ficar com a Pandemia; Renata Ávila (REMA Experiências) – Tema: Perspectivas do Novo Entretenimento; Hernani Castro (BH Convention e Visitors Bureau) – Tema: Inovação e Captação de Eventos; Flávia Botelho (Espaço Ampliar) – Tema: Festivais Gastronômicos; e Marcilio Alves (NDG Comunicação)- Tema: Branding para Eventos Virtuais e Presenciais.

A proposta dessa edição são as estratégias digitais em tempos de pandemia, fortalecendo a promoção de eventos virtuais da cidade. Por fim, sabe-se que a economia criativa é tendência mundial na geração de renda, empregos e no desenvolvimento sustentável dos destinos. O MINAS EVENTOS X-PERIENCE 2020 busca ser um catalizador para essa ação, propiciando a partir da troca de experiências, um ambiente frutífero para o surgimento de ideias, estudos e projetos nesta área.

Programação

01 de setembro, terça-feira, 19h, Inovação e Captação de Eventos, com Hernani Castro convidando Priscilla Machado:

Hernani Castro Junior

Engenheiro e Administrador, possui Mestrado (UFMG) e Doutorado (Universidade de Paris). MBA em Gestão de Pessoas e em Marketing. Professor Universitário durante 23 anos na UFMG, UFOP, Estácio de Sá. Ocupou diversos cargos em diretorias e conselhos do CREA MG, SME, Assemg, BHC&VB, Sindiprom MG, FC&VB-MG. Atuou como assessor de imprensa na ABIH MG e na Abrasel MG. Foi presidente e secretário executivo da Adetur Sudeste. E assessor da presidência da CBC&VB. Fundador da Associação Latino Americana de C&VBx. Criador de mais de 30 C&VBx no Brasil. Atual Secretário Executivo do BHC&VB. Palestrante e coach de diversos temas, já fez mais de mil apresentações no Brasil e no exterior. Do Blog Agente da Prosperidade. Empresário desde 1986. Organizador de eventos há 36 anos, de variada tipologia.

Priscilla Machado

Formada em Relações Públicas, hoje Gerente de Eventos do Estádio Mineirão, é professora de Eventos gastronômicos do curso de graduação de gastronomia da Una e também de Eventos Internacionais do curso de MBA Gestão estratégica de Eventos do IEC PUC Minas. Atua no mercado de eventos há 22 anos, tendo trabalhado na FIEMG, onde se habilitou também como cerimonialista e no Sesc Minas, como Gerente geral de eventos e recreação. Atua também com consultora e em cursos na área de eventos.

02 de setembro, quarta-feira, 19h, tema: Festivais Gastronômicos, com Flávia Botelho convidando Marcia Martini:

Flavia Botelho

Fundou em 2003 a Espaço Ampliar, empresa na qual já desenvolveu mais de 40 projetos, patrocinados por mais 50 empresas, com público superior a 600.000pessoas. É vice-presidente do Belo Horizonte Convention &Visitors Bureau, Secretária Executiva da Frente da Gastronomia Mineira, Diretora do Instituto Movimento pela Felicidade e diretora do Sindiprom MG. Implementou e coordena desde 2004 os cursos de MBA da PUC MINAS (IEC), tais como Gestão de Empreendimentos Culturais e Gestão Estratégica de Eventos. Mestre em Ciências do Ensino Superior, com revalidação no Brasil pela UFU. Pós-Graduada em Políticas Públicas, pela UFMG

Márcia Martini

Márcia Martini é Advogada, com especialização em Direitos Humanos, servidora pública do Estado de Minas Gerais, membro da Academia Brasileira de Gastronomia e uma das fundadoras da Frente da Gastronomia Mineira.

03 de setembro, quinta-feira, 16h, tema: Perspectivas do Novo Entretenimento, com Renata Ávila convidando Lalai Persson do SP24hs:

Renata Alamy

Por muitos anos atuou no mercado de Belo Horizonte empreendendo em negócios nas áreas de pesquisa, moda e coworking – sendo cofundadora do GUAJA, primeiro café-coworking do Brasil. Foi Community Manager da Bliive, primeira e maior plataforma de troca de tempo do mundo e palestrante do Tedx “Comunidade, um recurso para além do dinheiro”, onde abordou o poder das conexões e a economia compartilhada. Curadora do CoworkingCamp Conexões é também idealizadora do @90diasdecafe, projeto que propõe conexões com estranhos na cidade de São Paulo. Produtora do crowdfunding Cine Mirante e idealizadora e curadora do Cine Hello Cidades Motorola. Trabalhou para a LivingHospitality London nas Olimpíadas da Corea do Sul. É fundadora da REMA_lab, empresa de planejamento estratégico de novos negócios e desenho de experiências. Entre os clientes, conta com o empresário Facundo Guerra, Maquiadora Vanessa Rozan e empresas como Motorola, Airbnb, Google-Waze, Marie Claire, Instituto Avon, Agência de Atletas Icons, L’Occitane e Origens. Além disso, é produtora de marketing digital e sócia no curso Empreendedorismo para Subversivos, com Facundo Guerra.

Lalai Persson

Lalai Persson é publicitária, curadora de experiências, apaixonada por música e recentemente trocou São Paulo por Berlim. Rodou o mundo em festivais de música e atualmente tem estudado fascinada os novos formatos criados pelo mercado de entretenimento para driblar o cancelamento dos eventos ao vivo por conta da pandemia. É também editora do site de lifestyle de viagens Chickenor Pasta, criadora da newsletter Espiral e estuda Negócios & Música.

04 de setembro, sexta-feira, 14h, tema: Capacitação e Reinvenção – o que veio para ficar com a Pandemia, com Alexa Carvalho convidando Laila Costa:

Alexa Carvalho

Sócia-Diretora de Planejamento e Estratégia na ETC & TAL Brand Experience, CMO na startup Interact Place e Líder Regional MG na AMPRO. Graduada em Jornalismo e pós -graduada em Marketing  pela FGV – MG, especialista em Planejamento de Comunicação de Marcas pela  ESPM – RJ e atualmente cursa MBA em Marketing para Negócios Digitais na EdTech – Be Academy -SP.

Profissional com 25 anos de experiência no mercado de comunicação e live marketing, responsável pela gestão de comunicação, promoção de vendas e eventos de marcas e produtos abrangendo planejamento, condução de campanhas integradas, utilização de todas as ferramentas do marketing mix e implementação das mesmas em nível nacional e internacional.

Laila Costa

Business Strategy da Robbyson, plataforma de tecnologia que utiliza dados, inteligência artificial e conceitos de gamificação para a gerir e impulsionar pessoas e negócios, Laila Costa possui Executive MBA pela FDC e Especialização em Marketing, Projetos e RH. Com sua graduação inicial em Comunicação Social, acumulou larga experiência em cargos de supervisão e diretoria de Marketing e Comunicação em grandes empresas e instituições do setor de educação e tecnologia como o Grupo Anima, a Fundação dom Cabral e a AeC, esta última, empresa de tecnologia e BPO.

04 de setembro, sexta-feira, 19h, tema: A Gestão de Marca no Segmento de Eventos, com Marcílio Alves convidando Cadu Brandão:

Marcílio Alves

Marcilio Alves é consultor de marketing e comunicação com 20 anos de experiência em gerenciamento de marcas, com atuação em negócios locais e no exterior.

Aqui, está à frente do NDG, uma agência de Branding que há mais de 10 anos impulsiona negócios e projetos, conectando marcas e pessoas, gerando resultados em diversos segmentos, incluindo varejo, indústria, restaurantes e setor de eventos, com clientes no Brasil, Portugal, Angola e Estados Unidos.

Cadu Brandão

Em 2013, Cadu Brandão foi convidado por Viviane Furst, fundadora da Primeiro Plano Comunicação, para ser seu sócio. A PP, empresa de assessoria de imprensa com mais de 11 anos no mercado, possui clientes de diferentes segmentos, entre eles o de eventos. Promovendo soluções em comunicação através de ações personalizadas e integradas, focando no planejamento estratégico de forma a obter resultados efetivos, com alto valor agregado para o cliente. Cadu cursou jornalismo no Uni-BH e atua como assessor de imprensa desde 2001.

05 de setembro, sábado, 11h, tema: Plataformas para Eventos Virtuais, com Aluisio Mourão:

Aluísio Mourão Mendes é Gestor de Novos Negócios da HBA Tecnologia, empresa sólida do mercado que desde 2003 entrega o que há de mais eficiente em soluções tecnológicas para eventos. É também representante do Grupo Movimenta-se, que envolve as principais entidades e empresas do setor de turismo e eventos no período da pandemia.

As lives serão feitas pelo instagram da Minas Eventos: https://www.instagram.com/minaseventosxperience/ e ficarão disponíveis no IGVT.

Outras informações acessem: http://minaseventosxperience.com.br/

A Minas Eventos X-perience agrega dezenas de instituições envolvidas, em uma temática inovadora envolvendo a criatividade, o empreendedorismo, o ambiente digital, com ênfase na área de eventos. O evento terá sua divulgação por meio das próprias associações participantes com capilaridade em nível nacional e estadual ABAV MG, ABIH MG, ABRASEL MG, AMPRO MG, BHC&VB, ACHMG, CDL BH, FECITUR, FC&VB MG, UNA, Sindetur MG e Sindiprom MG.

Minas Eventos X-perience apoia o Salve a Graxa:

Após três meses de trabalho, o movimento SALVE A GRAXA BH – SEM GRAXA, NÃO TEM BRILHOcomemora a entrega de 2.048 cestas básicas para famílias de profissionais que atuam nos bastidores dos eventos. A “graxa”, como é conhecida a equipe formada por montadores, técnicos de áudio, vídeo e iluminação, carregadores e roadies, teve sua fonte de renda cancelada ainda em março com a suspensão dos eventos em função do novo Corona Vírus. Um agravante para os beneficiários da SALVE A GRAXA BH é que a maioria absoluta trabalha de maneira informal, sem vínculo empregatício, o que preocupou um coletivo de produtores da capital mineira que se organizou para levar à equipe técnica um acolhimento em tempos de incertezas. A união de 1.107 doadores e parceiros já resultou na arrecadação de 22,7 toneladas de alimentos e produtos de limpeza e higiene pessoal, além de mais de R$ 180 mil revertidos em esperança para essas famílias. Desde o início da campanha, foram 4.639 km rodados para entrega das cestas básicas na Grande BH.

Para colaborar com a campanha, os interessados podem fazer contato pelo e-mail:

salveagraxabh@gmail.com ou pelo perfil @salveagraxabh, no Instagram. As doações também podem ser feitas pelo site https://evoe.cc/salve-a-graxa-bh.

Minas Eventos X-perience apoia o projeto Miradas de Afeto por Anna Göbel:

Miradas de Afeto é um projeto da artista Anna Göbel que tem por objetivo ressiginificar 12 espaços de convivência coletiva e contribuir para a conscientização ambiental cidadã e participativa. Por meio a técnica do muralismo, o projeto promove a revitalização de muros, becos e fachadas a partir da pintura de elementos lúdicos e coloridos vinculados a memória afetiva de cada local. Miradas de Afetos será realizado via financiamento coletivo pela plataforma evoe.cc. Cada eixo tem sua campanha com amigos e parceiros. Os recursos captados serão utilizados para compra de material, pagamentos de despesas de viagem, gravação e edição dos vídeos dos documentários.

Belo Horizonte:

A capital mineira se destaca pela gastronomia, pelos seus bares, pela sua cultura, museus e claro, pelo Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Projetado por Oscar Niemeyer sob encomenda do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, quando este foi prefeito de BH na década de 1940. Em 2016, a Pampulha se tornou Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO e é um passeio indispensável para quem visita Belo Horizonte. Ali se encontra o Museu de Arte Moderna, projetado originalmente para ser um cassino, a inusitada Igreja de São Francisco, a Casa Kubitscheck e a Casa do Baile. Ainda formam o conjunto de atrativos o Ginásio Mineirinho e o Estádio Mineirão, além do Parque Ecológico da Pampulha. Outra grande atração da cidade é o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, que reúne alguns dos principais museus e espaços multiculturais da cidade, todos com entrada gratuita. E outro passeio sensacional é no Mercado Central de Belo Horizonte, eleito um dos três melhores do mundo com aromas e sabores de Minas Gerais, além de artesanato e vários artigos de produtores locais.