Live traz participação de Tadeu Franco e Grupo Serenata Caipira e exalta potencial turístico de toda musicalidade da cultura de BH

No próximo dia 15 de agosto, às 15h, feriado na capital mineira, a cidade vai se tornar palco de maravilhosa serenata, com a realização da live BH em Serenata, com temas ligados à história de BH, O Grupo Serenata Caipira, intérpretes de sucessos do cancioneiro popular e das serestas, será uma das atrações do evento transmitido digitalmente. Um dos grandes propósitos do projeto é passear por pontos turísticos da Capital, como Casa do Baile, local frequentado pelo Presidente Juscelino Kubitschek e Praça Duque de Caxias no Bairro Santa Tereza, com toda sua boemia. A proposta é mostrar como eram feitas as serenatas, valorizar o potencial turístico de BH, apresentando entrevistas e pequenas apresentações gravadas nestes locais. Tudo isso enriquece ainda mais o material exibido na live.

Serenata Caipira
Crédito: Pedro Mafia

Além das gravações externas, o destaque será a apresentação de Tadeu Franco no Teatro Feluma. Ele vai contar histórias e também oferecer ao público sua arte e musicalidade. O evento será exibido no Canal do YouTube do Bar do Museu do Clube da Esquina (https://www.youtube.com/c/bardomuseuclubedaesquina), com 2 horas e 30 minutos de duração. O projeto foi concebido dentro do cenário atual, e por conta das restrições contra o contágio do novo Corona Vírus, as comemorações de datas especiais têm sido feitas de modo diferente. Muitas têm se valido da tecnologia, em conversas ao vivo em aplicativos ou em plataformas como o YouTube e Instagram para produção de lives.

Tadeu Franco
Crédito: Vitor Maciel

Sobre os conceitos do evento:

A serenata conciliou o conservadorismo e a modernização e é uma manifestação de arte moderna, que indicou o rompimento com a tradição acadêmica e a construção de uma nova arte, em sintonia com as vanguardas artísticas nacionais. Uma página pitoresca da história da música brasileira do início do século XX tem relação com uma serenata, a mais antiga tradição de cantoria popular das cidades. E uma bem específica ficou marcada pela presença de um grupo expressivo de músicos, que trocaram o amor romântico, pelo ufanismo. Em BH este movimento teve grande importância e foi muito incentivado por Juscelino Kubitschek, grande apreciador deste estilo musical.

A ideia deste projeto, que está em sua primeira edição, surgiu da necessidade de produção de conteúdo que reflita uma demanda atual, que integre profissionais e equipamentos do turismo e gastronomia, com a promoção do que temos de melhor em nossa cidade.

A gastronomia será homenageada em um dos estabelecimentos mais clássicos e históricos de BH, o Restaurante Maria das Tranças. No local, há um acervo de fotos do Juscelino Kubitschek. Haverá uma oficina gastronômica com o tema “Frango com quiabo harmonizado com cerveja artesanal”, com a chef Lulu, na cozinha da casa desde 1988.

A produção do material também valoriza o turismo religioso, tão marcante em Minas Gerais. O dia 15 de agosto é feriado na capital mineira em homenagem à Assunção de Nossa Senhora. Nossa Senhora da Boa Viagem é a padroeira de Belo Horizonte e o agente turístico Ronan Eustáquio da Silva foi convidado para participar do projeto. Na live, ele vai falar sobre ações turísticas, exaltando o potencial de atrair visitantes de pontos especiais em BH. Haverá ainda apoio da TV Horizonte, que também exibirá o material. O padre Marcelo Carlos da Silva, pároco da catedral Nossa Senhora da Boa Viagem vai falar sobre turismo religioso em BH. A Igreja Católica celebra, em 15 de agosto, a Assunção de Nossa Senhora, tradição oficializada em 1950 Desde seus primórdios, a Igreja crê que Maria, recompensada por suas virtudes, recebeu de Deus a graça de se elevar aos céus de corpo e espírito Essa verdade da fé tornou se dogma a partir de documento publicado pelo Papa Pio XII.

O projeto BH em Serenata é patrocinado pela Belotur e tem produção da MUZAK SHOW e direção artística de João Vianna.

Serviço BH em Serenata

15 de agosto, 15h

O evento será exibido no Canal do YouTube do Bar do Museu do Clube da Esquina (https://www.youtube.com/c/bardomuseuclubedaesquina)