Depois de um ano com vendas bem travadas por conta da pandemia, 2021 promete ter um cenário diferente. Com a perda da força do surto de Covid-19, este fim de temporada promete o retorno de eventos presenciais e uma das apostas das cervejarias é na venda de chope. Esse formato tem muitas vantagens, já que basta encomendar o serviço que a equipe da cervejaria instala o equipamento no local desejado e você não tem que se preocupar em comprar cerveja, por pra gelar e o preço também costuma ser vantajoso. Até copos descartáveis costumam vir no pacote. Tudo prático e fácil. Além das confraternizações empresariais e familiares de fim de ano, os eventos de réveillon e a própria reabertura permitida para festas também alavancam esse mercado.

A cervejaria Läut espera 20% de aumento nas vendas. A marca investiu bastante na estrutura de delivery, que pode ser solicitado pelo site da empresa ou whatsapp especial para entrega de chope. A Läut tem participado de grandes eventos e realizado um trabalho intenso de ativação da marca, e nessa época do ano os pedidos para esse formato crescem muito. Ela ainda consegue atender em diversos pontos de Minas Gerais através do sistema Läut Express. Esse é um modelo de distribuição que atende as pessoas físicas e jurídicas. Uns dos grandes gargalos na expansão comercial do chope são os custos logísticos e os cuidados necessários no serviço, por ser um produto sensível e com curto prazo de validade. Além dos itens citados acima, os custos com maquinários, chopeiras, câmaras frias e barris também são fatores relevantes. O modelo, então, permite aos parceiros locais investirem no seu próprio negócio, passando a deter o direito de distribuição do chope em sua região, com todo o suporte da indústria para que os produtos cheguem ao consumidor final com segurança e qualidade.

Crédito: JP Soul Marketing

Um parceiro regional tem a vantagem de conhecer a praça de atuação e ter a confiança e credibilidade do mercado local. Por ser o dono do negócio, a expectativa é de que haja um envolvimento e um engajamento maior, gerando uma intimidade entre a marca e o público consumidor local. A Läut oferece toda a consultoria necessária para execução do negócio, desde a área financeira até marketing e vendas. O intuito maior é a padronização na exposição da marca, no atendimento e no modelo de negócio em si. Uma parceria íntima e contínua. Esse conceito acelera a expansão pelo interior de Minas e outros estados. “Há uma constante iniciativa dos interessados. Muitos têm me procurado para formar parcerias e carregar a nossa marca para as suas regiões. Este foi o ponto de partida para desenvolvermos o projeto Läut Express”, afirma Henrique Neves, CEO da Läut.

Crédito: Gustavo Andrade

A cervejaria Lagoon está apostando em seu chope triple malte e espera um aumento médio de 41% nas vendas nestes meses que fecham 2021. É o primeiro final de ano da marca que é produzida na Indústria de Bebidas Capim Branco em Sete Lagoas e chegou ao mercado em julho com cinco rótulos, sendo eles: Triple Malt Pilsen, Lager, Amber Lager, Session IPA e IPA. A fábrica localizada em uma fazenda possui em sua frente uma lagoa e por isso a origem de seu nome: Lagoon. E a começar pelo seu rótulo com cortes exclusivos e diferenciados, a marca não veio pra ser mais uma.

A Indústria de Bebidas Capim Branco surgiu em 2006 como Cervejaria Artesamalt e se estabeleceu no mercado como uma das principais marcas de chope Pilsen em bares e restaurantes de BH e região. Em 2014 a empresa mudou seu foco para poder atender diferentes marcas de cervejas e destilados, como “ciganos” e “White Label”.Por isso, passou a se denominar Indústria.

Na cervejaria, André Horta e Sidney Dias.
Crédito: Part Comunicação/Divulgação

Uma das cervejarias artesanais que está comemorando a chegada do final de ano e verão é Cervejaria 040, localizada no Jardim Canadá, em Nova Lima –MG,  atual polo das cervejas artesanais. Segundo um dos proprietários André Horta, em novembro e dezembro a cervejaria espera um aumento de 30% nas vendas, em decorrência das festividades que esse ano serão mais aquecidas. “Final de ano é uma época em que as pessoas consomem mais bebidas alcoólicas, no nosso caso, a cerveja, em decorrência das confraternizações, Natal, Ano Novo e o tempo mais quente com a chegada do verão. A cerveja pilsen é nosso carro-chefe”, comenta André.

Os sócios, Sidney Dias e André Horta, resolveram fazer o curso de Tecnologia Cervejeira e com isso, assumiram uma pequena planta fabril no Vale do Sol, em Nova Lima. Com um ano a frente dessa fábrica e estudando as dificuldades e oportunidades em se ter uma cervejaria, decidiram abandonar as antigas carreiras e se dedicar ao novo negócio. Em novembro de 2018 se mudaram para a atual fábrica no Jardim Canadá que se encontra em amplo crescimento.

🍺 Como calcular?

É bom fazer as contas. Em média, cada convidado bebe 1,5 a 2 litros de chope em um evento com 4 horas. O horário, se é de dia por exemplo, pode influenciar e o clima, com altas temperaturas, pode também ser outro fator que pode aumentar o consumo. O cliente também deve observar que se tiverem outras bebidas, como vinhos e destilados, esse consumo pode ser menor. Claro que tem gente que bebe muito mais que essa quantidade proposta por pessoa numa festa, mas há também quem não consiga atingir essa meta.  Então a dia é observar isso tudo. É importante verificar o tempo de duração de sua festa, o perfil de cada um dos convidados e saber quem vai beber cerveja, e quem bebe pouco, muito ou socialmente.

Quem bebe pouco, pode consumir em torno de 400 ml por hora. Quem bebe socialmente, pode chegar aos 700 ml e quem gosta de beber muito pode atingir até 900 ml de chope a cada hora de festa.

Serviço:

http://lautbeer.com.br/home/delivery/

https://www.lagoonbeer.com/