Evento acontecerá em Poços de Caldas

A Frente da Gastronomia Mineira entrou2022 colocando vários projetos em vigor. Um deles era a criação de regionais da Frente em várias localidades de Minas para poder contribuir com a Frente, visto que é uma entidade em prol do estado.

“Sempre entendi que a Frente da Gastronomia é mineira, por isso, desde que assumi a coordenação, queria descentralizar a Frente criando braços pelo estado. Comecei a articular isso, e hoje temos dois braços, um no norte de minas e agora no Sul com o apoio do Circuito Caminho Gerais. Com isso criamos um coletivo para trabalhar a gastronomia e a nossa cultura alimentar de forma abrangente”, explica Edson Puiati, Coordenador da Frente da Gastronomia Mineira.

Dia 28 de abril, quinta-feira, a partir das 8h, vai acontecer em Poços de Caldas o primeiro encontro da Regional Sul, recém criada, que tem a frente Ricardo Fonseca Oliveira (Presidente da IGR Caminhos Gerais) e Rafael Huhn(Gestor da IGR Caminhos Gerais). Neste primeiro encontro além de falar sobre a gastronomia de maneira geral, o evento vai falar um pouco sobre os doces mineiros, sobre a criação da regional sul e o lançamento de um documentário. O evento tem o apoio da Prefeitura de Poços de Caldas, FECITUR , IGR Caminhos da Mantiqueira, IGR Lago de Furnas, IGR Serras Verdes, IGR Nascentes das Gerais e Canastra, IGR Águas, IGR Montanhas Cafeeiras de Minas, IGR Malhas do Sul de Minas, Sçao Lourenço C&VB, Sindpa, AME Cultura e Doce da Roça.

Programação:

MANHÃ

9h30 – Abertura Oficial
Ricardo Fonseca Oliveira (Presidente da IGR Caminhos Gerais)

10h – Palestra: “Cozinha – Patrimônio de Minas” – Platinny Paiva (AME Cultura) FOTO

Apresentação: Creminho de Santana – Patrimônio Cultural de Silvianópolis

Apresentação: Virado de Banana – Patrimônio Cultural de cidades da IGR Serras Verdes 

Intervalo para almoço

TARDE

14h – Apresentação– Frente da Gastronomia Mineira
Prof. Chef Edson Puiati (Coord. da FMG)
Ricardo Fonseca Oliveira (Presidente da IGR Caminhos Gerais)
Rafael Huhn (Gestor da IGR Caminhos Gerais)

15h Palestra: Doçaria Mineira – Gláucio Peron (Doce da Roça) FOTO
Apresentação: Festival Gastronômico de Pouso Alegre
Apresentação: Festival Doces Minas São Lourenço
Apresentação: Festa do Marolo de Paraguaçu

Lançamento do Documentário: Terra do Marolo (curta metragem – 15 min.)

Produção: AME Cultura
Realização: Frente da Gastronomia Mineira Regional Sul & Caminhos Gerais

Sobre a Frente da Gastronomia Mineira

Fundada em maio de 2014, a Frente é um movimento que envolve pessoas físicas ou jurídicas, todos voluntários, que atuam de forma colaborativa em prol da pesquisa, desenvolvimento, valorização da identidade, promoção e defesa da gastronomia de Minas Gerais.

Hoje a FGM é composta por um coordenador que é o Edson Puiati  e possui uma Secretaria Executiva, composta por membros profissionais liberais, representantes de órgãos públicos e privados.