Santa Tereza é o local escolhido para as ações

Celebrando o Dia da Gastronomia Mineira – 05 de julho – em homenagem ao nascimento do escritor Eduardo Frieiro, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, fundador da Biblioteca Luiz de Bessa e autor do livro “Angu, Feijão e Couve”, acontece nos próximos dias 09 e 10 de julho,  a 8ª Edição da Semana da Gastronomia Mineira.

Tendo sido agraciada com o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, Belo Horizonte passou a integrar o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas, ampliando as possibilidades de envolvimento do público de maneira mais próxima e acessível à produção cultural, além de promover o pertencimento da população sobre o patrimônio cultural.

Comemorada desde 2015, a Semana da Gastronomia Mineira este ano contará com eventos no tradicional bairro de Santa Tereza com uma programação toda voltada para a gastronomia mineira. “Desde 2015 comemoramos o dia nacional da gastronomia mineira e este ano não poderia ser diferente. Apesar dos poucos recursos, vamos fazer ações que envolvam o público e que possamos contar um pouco dessa nossa história”, conta o Chef Edson Puiati, um dos realizadores da Semana da Gastronomia Mineira.

A Semana da Gastronomia Mineira deste ano é uma realização do Instituto Eduardo Frieiro e da Frente da Gastronomia Mineira, com produção do Cumbucca.

Programação:

09/07 – Sábado

• 13h às 15h
Sopa de Pedra (Praça Duque de Caxias – Santa Teresa)

• 14h10 às 15h
Oficinas de Gastronomias Belotur – Espaço Mármore 450
Rua Mármore, 450. Bairro Santa Teresa

• 15h10 às 16h
Harmonização de Cervejas com Bruno Orsini.
Acesso pelo Sympla ( LINK A SER DISPONIBILIZADO PELA BELOTUR)

• 16h30 às 18h
Apresentação do Filme “A Dona do Tacho” – Homenagem à Dona Nelsa Trombino – no Cine Santa Teresa
R. Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza

10/07 – Domingo

• 12h às 19 h
Além das Gerais – Evento do Lino Ramos
no Odara Café e Ofícios
Rua Arthur de Sá, 380 – União

Além das Gerais:

Com uma primeira edição onl-ine ano passado, o Além das Gerais será realizado de forma presencial neste domingo, dia 10, das 12h às 19h, no Odara Café e Ofícios. O evento vai reunir seis cozinhas que fazem parte da sinergia entre a gastronomia mineira e a mundial, com pratos típicos de quatro países: Chile, Venezuela, Portugal e Congo, além de quitutes de dois estados brasileiros muito conhecidos por suas comidas, Pará e Bahia.

“O Além das Gerais nasceu com essa missão, promover essas cozinhas de fora que se instalaram em Belo Horizonte e que ajudam a fazer da gastronomia mineira uma referência mundial”, explica o chef e produtor cultural Lino Ramos, criador do evento. “É essa diversidade, essa troca de experiências na hora de cozinhar, que destaca a nossa gastronomia. Uma união de técnicas, sabores, temperos e sentidos”, completa.

A entrada para o Além das Gerais é gratuita, mas devido à capacidade do Odara, os ingressos precisam ser retirados no Sympla, no link https://www.sympla.com.br/alem-das-gerais__1634152 .

O Além das Gerais é produzido pela Quina do Lino e conta com o apoio da Abrasel, Frente da Gastronomia Mineira e NMC Sustentabilidade Integrativa. O evento tem o patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur.