No próximo dia 14 (quinta-feira), Pouso Alegre sediará o 2º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira (FGM), Regional Sul de Minas. Durante o evento, também será realizada a abertura do 2º Festival do Morango de Pouso Alegre, que visa fomentar o cultivo e as receitas da fruta tradicional no município e em toda a região. O 1º Encontro da FGM foi em Poços de Caldas e, agora, chegou a vez de Pouso Alegre, cidade integrante do Circuito Turístico Caminhos da Mantiqueira,receber representantes para uma variada programação. Com credenciamento às 8h, o evento contará com palestras sobre a valorização da cozinha como patrimônio cultural, sobre o enoturismo e apresentação de cidades e iguarias.

Com entrada gratuita, o encontro será no Teatro Municipal de Pouso Alegre. As próximas cidades sulmineiras a receberem etapas do encontro serão, Monte Sião, integrante do Circuito Turístico Malhas (outubro), e Guaxupé, cidade integrante do Circuito Turístico Montanhas Cafeeira de Minas.

O prefeito de Pouso Alegre, Cel. Dimas, destaca a importância para o município em sediar e realizar os eventos, já que “a movimentação criada em torno destas festividades prova o que tem se firmado, o potencial turístico de Pouso Alegre, algo que está sendo ampliado para que seja apreciado por moradores e turistas”.

A superintendente de Comunicação, Lazer e Turismo de Pouso Alegre, Jaqueline Lima da Costa, pontua que, “entre as rotas turísticas, a gastronômica vem se destacando e estes eventos são a prova disso. O Encontro da Frente da Gastronomia Mineira é itinerante e nossa cidade irá sediá-lo neste ano para que, ao longo do dia, sejam discutidos mecanismos para o fortalecimento da gastronomia mineira”.

A avaliação positiva também é registrada pelo diretor de Turismo da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa) e vice-presidente do Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes de Pouso Alegre (Sindipa), Rolandão Brandão. Ele destaca a importância do encontro ser promovido com o Festival do Morango: “estamos trabalhando já tem alguns anos, via Governança do Turismo Pouso Alegre, envolvendo todas as entidades do setor do município, públicas, privadas e do terceiro setor para que estejamos na rota das ações gastronômica de Minas Gerais. Estamos felizes e ansiosos para esta ação tão importante para Pouso Alegre e nosso Sul de Minas”.

Nas noites de14 a 16 de julho, shows musicais, workshops, barracas de culinária, artesanato produtosfeitos com a fruta integram a programação do Festival do Morango, na Praça Senador José Bento.

Frente da Gastronomia Mineira e o crescimento do setor

O Sul do Estado passou a contar com uma regional da Frente da Gastronomia Mineira, com a maior mobilização coletiva de Minas Gerais e atuação para o fomento, desenvolvimento, valorização e guarda da gastronomia mineira. A coordenação da regional está a cargo do Circuito Turístico Caminhos Gerais, entidade presidida pelo secretário de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Oliveira, e que tem como gestor o turismólogo Rafael Huhn.

“É um território do estado que realmente tem uma grande riqueza de produtos diferenciados, como queijos, vinhos, azeites e tantos outros ícones da gastronomia mineira”, garante o coordenador da Frente da Gastronomia Mineira, Edson Puiati. Ele recorda que a região é fundamental para fortalecer o elo do movimento, que busca preservar e difundir a cultura alimentar mineira.

Já Ricardo Oliveira ressalta que há, neste momento,um grande esforço no Estado para estimular o setor gastronômico e difundir a cultura mineira: “nós estamos falando do ano da mineiridade, do ano da cozinha mineira. É uma grande honra para nós contribuir para que essa cultura gastronômica seja referenciada no Sul. Vamos trabalhar para que, cada vez mais, possamos fomentar não somente a nossa região, do Circuito Turístico Caminhos Gerais, mas todo o Sul de Minas”.

Confira a programação do 2º Encontro da Frente da Gastronomia Mineira – Regional Sul de Minas:

MANHÃ

8h – Credenciamento
9h – Abertura Oficial do Festival do Morango
10h – Palestra: Enoturismo em Andradas – A experiência da Casa Geraldo – Carlos Geraldo Marcon

Experiências: Biscoito de Polvilho – Patrimônio Cultural de Areado

Experiências: Café do Sítio São Sebastião – Cachoeira de Minas

Intervalo para o almoço

TARDE

14h – Palestra: Cozinha Mineira: Identidade e patrimônio – Luciana Praxedes – Instituto Periférico

Experiências: Mantiqueira Fest – Poços de Caldas

Experiências: Festa do Azeite Novo de Maria da Fé – Gastronomia e Turismo

Experiências: Vem pra Pouso Alegre – Gastronomia

NOITE

Festival do Morango de Pouso Alegre

Confira a programação do 2º Festival do Morango de Pouso Alegre:

Apresentações musicais:

14/7
20h – Luciano Sollo
21h – Tamires e Taina

15/7
20h – Nanda Andrade
21h – Caio e Breno

16/7
20h – Ademir Andrade e Mirtinho
21h – Lê Guimarães
22h – Fran Morais