Laranja Suave com Especiarias foi o sabor que foi recomendado pelo festival. Produto é o único de minas a conquistar esse prestígio!

Crédito: Angelo Ávila

Mais um orgulho pra gastronomia de Minas Gerais. Uma geleia produzida em Belo Horizonte recebeu um título relevante em Penrith, Cumbria, que fica no norte da Inglaterra. Os produtores da Expressar Gourmet foram destaque no Prêmio Mundial de Geleias Artesanais, recebendo uma Recomendação por sua geleia de Laranja Suave com Especiarias e isso torna o produto como um dos melhores do mundo. Uma das principais de seu catálogo, esta geleia é particularmente muito apreciada por seu sabor suave e por uma harmonização extremamente versátil com diversos pratos. E os juízes concordaram com isso. Um dos fatores que impressionou com a aparência, cor, consistência, aroma e sabor da geleia. Os ingleses são grandes apreciadores desta iguaria, então, essa conquista é um prestígio muito especial.

Apesar da pandemia e de vários bloqueios no Reino Unido, a premiação Marmalade Awards recebeu um número recorde de inscrições este ano. Foram mais de três mil potes de mais de trinta países em todo o mundo, incluindo Brasil, Japão, Canadá, Austrália, Kuwait e República Dominicana. A premiação para pequenos produtores, o Artisan Awards, é julgado por um júri de especialistas que inclui o escritor de alimentos Dan Lepard e a compradora de alimentos da Fortnum & Mason, Sarah Metcalf.

Este prêmio recebido pela Expressar Gourmet é a confirmação de uma geleia de qualidade excepcional. A fundadora do Prêmio Jane Hasell-McCosh afirma: “Sempre tivemos muito orgulho em defender produtores artesanais de qualidade e este ano foi mais importante do que nunca. As pequenas empresas foram atingidas de forma muito dura pela pandemia, mas acho que fez as pessoas perceberem como a comida local é boa e vital, e espero que a Expressar Gourmet tenha um grande sucesso com sua geleia em sua região e em muitos outros lugares. A qualidade da geléia artesanal nunca foi tão alta e estou muito orgulhosa de nossos vencedores do prêmio este ano”.

Angelo Costa, Bruno Behtônico e Alynne de Oliveira
Crédito: Angelo Ávila

Devido às constantes restrições do lockdown, os prêmios não foram anunciados em março, como de costume, e, em vez disso, os vencedores foram celebrados como parte da Feira anual de plantas na Dalemain Mansion neste mês de junho. Os apreciadores e produtores marcaram presença na Dalemain Mansion para provar geleias e conservas de todo o mundo, ver os vencedores anunciados e participar do ‘Marmalade Question Times’ com os especialistas.

A produtora de geleia artesanal, Alynne de Oliveira, diz “Estamos muito satisfeitos por ter ganhado este prêmio contra uma competição tão forte de todo o mundo. Fazemos nossa geleia há três anos e sempre pensamos que é uma das melhores que já provamos, e esse premio comprova isso”. Além de online, a geleia de Laranja com Especiarias também pode ser comprada em empórios e casas de carne em vários estados, além de Minas Gerais. Para a lista completa de prêmios Artisan Marmalade, visite: https://www.dalemain.com/2021-award-winners/

Sobre a Expressar:

A Expressar Gourmet é uma marca de geléias, criada a partir do desejo de oferecer ao cliente o máximo de sabor dos ingredientes sem a adição de conservantes químicos ou espessantes para acelerar o processo de produção. Desde 2018, a marca oferece uma linha de geléias com combinações exclusivas de ingredientes tradicionais e exóticos, conquistando o paladar de jovens e adultos.

A linha de produtos cresceu e surgiram os molhos e antepastos da Expressar Gourmet. Da tradicional caponata de berinjela ao inusitado pesto de taioba com queijo canastra (ou simplesmente, Pesto Mineiro), a marca alcançou sucesso em grandes eventos de Belo Horizonte e Minas Gerais. Com a intensa participação de feiras e eventos, a marca chegou às prateleiras de empórios, mercearias e casas de carne e pescados. A infinidade de harmonizações mostra a versatilidade de cada produto da Expressar Gourmet.

https://www.instagram.com/expressar/

http://www.expressar.com.br/

Como tudo começou:

Bruno Bethônico é sócio da Expressar e formado em comunicação. Já Alynne, outra sócia, é professora de geografia. Em 2018, uma amiga que tem um restaurante há 40 anos em BH contratou Bruno para fazer a identidade visual da casa, que teria um empório. No meio das conversas, ele contou que fazia geléias para consumo próprio, com receitas herdadas de sua mãe e sua vó. A mãe de Bruno até era expositora na feira do Tom Jobim por 28 anos.

Ele também comentou sobre uma receita especial de catchup italiano a base de pimentão vermelho e uma geleia de manga com curry. Ele levou as receitas para ela que prontamente rejeitou: quero o produto. “Pode fazer e me mandar”, disse a primeira cliente da Expressar, antes mesmo da empresa nascer. Sucesso de vendas, esgotou em poucos dias e houve clamor por parte dos clientes pedindo mais. Em poucas semanas, foram convidados para a Feira Experimente, e a partir daí não parou mais. Foram vários eventos, feiras, e a busca pelos nossos produtos foi surpreendente. Investimos em combinações exclusivas e receitas que não são facilmente encontradas por ai.

A criação da geleia de laranja suave foi uma demanda de consumidores, que queriam uma harmonização perfeita para o tradicional queijo minas. Foram muitos os pedidos.  Assim, decidiram criar esse sabor exclusivo que agora é coroado com essa prestigiada indicação mundial.

Com o crescimento das vendas, eles buscaram montar um plano de negócios e um investidor pra viabilizar o projeto. Conseguiram, então, um sócio e grande parceiro, Angelo Costa, que acreditou tanto no empreendimento que decidiu participar ativamente das decisões da marca. também de BH. Ele atuou em várias multinacionais e tem uma visão bem diferenciada do mercado, o que ajudou a empresa a crescer.

Agora há planos de expansão da marca, com a construção de uma planta para a produção dos produtos e o ingresso em grandes redes de varejo. O mercado está favorável para a Expressar Gourmet. Em uma época em que as pessoas descobrem que geléias não são apenas para passar na “torradinha”, a linha de geleias da Expressar Gourmet é constantemente utilizada por chefs e churrasqueiros  e Minas Gerais para finalizar pratos com carnes, aves, saladas, pães e sobremesas. Até mesmo os bartenders renderam-se e criaram drinks com os produtos da empresa. Com os molhos e antepastos não é diferente. Os catchups e molhos são presença garantida nos principais festivais de Belo Horizonte.