O carnaval de BH promete ser mais um sucesso na sua edição de 2024, com o fortalecimento dos blocos de rua. E a folia já começou. Diversos ensaios e festas já agitam a cidade e no próximo dia 13, sábado, nomes de peso da folia da capital mineira vão subir ao palco no Expominas BH.
Ingressos disponíveis no site do evento: www.precarnavaldebh.com.br
O Pré Carnaval 2024 está investindo em grandes estrelas do carnaval de rua de BH que serão reunidos nesta festa com conforto e alegria. O bloco Baianas Ozadas é uma das atrações confirmadas. Outro show é do Funk You e também teremos mais Quando Come se Lambuza e Quem é Essa Ai Papai?, além do Dj Pablo Catão. Um line up que reúne o que há de melhor na folia de BH.
Quem é Essa Ai Papai? está apostando na sua música autoral Já é Carnaval, disponível no canal do YouTube deles. Já o Quando Come se Lambuza é comandados por mulheres e também já arrasta multidões pelas ruas de BH.
Baianas Ozadas: da Bahia a Minas a “ozadia” que contagiou a cidade.
Primeiro bloco a trazer a legitimidade do carnaval baiano na nova folia mineira, o Baianas Ozadas é único e singular, seja no cortejo de carnaval ou nos shows de sua banda ao longo do ano. No palco, a Banda Ozadia, como é carinhosamente chamada, proporciona momentos memoráveis com alegria, diversão e interatividade, através de um show dinâmico que mistura um cancioneiro de sucessos dos carnavais baianos de diversas épocas com releituras, sempre respeitando o “tempeiro” da percussão baiana como regra.
Fundado em 2012 no dia 19 de fevereiro, pelo jornalista e músico baiano Geo Cardoso, que mais tarde adotou como nome artístico “Geo Ozado”, o Baianas Ozadas foi o bloco responsável por “baianizar” a folia belo-horizontina. Lá se vão 12 anos de história e o Baianas Ozadas figura como um “bloco-farol” do carnaval belo-horizontino, tendo sido em 2017 o primeiro a atingir a marca de um público superior a 500 mil foliões na segunda-feira momesca. Com legitimidade, foi responsável por influenciar o surgimento de muitos outros blocos, que também seguem a estética e musicalidade da Bahia como referências. Com muitas cores, originalidade e irreverência, o Baianas carrega no conceito visual a cultura do estado natal do seu criador, através de um figurino inspirado no jeito baiano de ser: o branco de Oxalá, saias, turbantes, contas, balangandãs e axé de verdade.
Conduzida pelos cantores Geo, Liza Freitas e Dedê Mendes(que se alternam de acordo com cada apresentação), acompanhados por instrumentos de harmonia (guitarras, baixo e teclado), bateria e uma “cozinha” percussiva formada por surdos, repiques, bacurinhas, timbaus, congas e efeitos. Com muita versatilidade e arranjos próprios, a banda apresenta um baile com fusões de ritmos da Axé Music com vertentes do Caribe como a salsa e a rumba, assim como pitadas de rock e jazz, funk, pagode, revelando-se um grupo de alta performance e fino trato musical. Já dividiu palco com diversos nomes, dentre eles os baianos Moraes Moreira, Magary Lord, Xexéu, Alexandre Peixe, Bamdamel, Ilê Aiyê, também Alice Caymmi (RJ), João Cavalcanti (RJ), Simoninha (SP), Rico Dalasam (SP), além de ter aberto shows de artistas como Seu Jorge, Jorge Ben Jor, Skank, Criolo, Alinne Rosa, Leonardo e Eduardo Costa, e participou de carnavais tradicionais como de Ouro Preto e Diamantina, entre eles.
Boné na cabeça, camisa no peito! Funk You! Com todo respeito!
O Bloco Funk You surgiu em dezembro de 2016, com a proposta de tocar um estilo musical ainda não explorado pelos blocos já existentes no Carnaval de rua de Belo Horizonte: o Funk brasileiro. Em sua estreia, no Carnaval de 2017, o Funk You levou mais de 40 mil pessoas pras ruas, surpreendendo a todos com um som contagiante. Em 2018 e 2019 foram mais de 200 mil pessoas na Avenida Brasil. No quarto desfile, em 2020, uma multidão de 350 mil pessoas acompanhou o Funk You, consolidando o Bloco como um dos mais expressivos da cidade, que tem hoje um dos 3 maiores carnavais do Brasil!
O espírito inovador se reforça a cada ano: foi o primeiro bloco de funk de MG, lançou músicas autorais, tem um mascote, o FunkCão, e em 2020 inaugurou a Ala do Passinho, com dançarinos novatos e experientes na frente do trio dando um show de dança e alegria. O repertório é composto por hits dos anos 90 até os dias atuais, com artistas como Claudinho e Buchecha, Furacão 2000, Anitta, Ludmilla, Dennis DJ, Kevin O’ Chris, entre outros. A mistura de instrumentos de escola de samba com o pancadão do funk é sucesso garantido. Enquanto o próximo Carnaval não chega, o Funk You segue levando diversão em todos os tipos de eventos durante o ano: festas particulares, públicas, eventos beneficentes, formaturas, casamentos e muito mais.
Pré Carnaval de BH
Expominas BH
Av. Amazonas, 6200 – Gameleira
Sábado, 13 de janeiro – 13h às 22h
Ingressos: www.precarnavaldebh.com.br